É muito bom ter os pequenos em casa para curtir, ficar pertinho e fazer muitas atividades juntos, certo?
Mas manter uma rotina nesta quarentena é primordial para todos da casa, inclusive as crianças.
Ok! ficar de pijama é muito bom, não ter horário para comer ou tomar banho também, só que tudo isso faz uma bagunça enorme no organismo e depois para alinhar não será fácil. Então, mantenha os horários, pelo menos para os pequenos irem dormir e acordar.
Respire fundo e planeje-se
Estabeleça horário exato de sono, com isso regulamos o relógio biológico das crianças que passam a entender qual o horário em que devem se deitar e levantar da cama.
Dormir cedo é o ideal, já que a maioria das crianças acaba dormindo melhor e por mais tempo, propiciando o crescimento e o desenvolvimento adequado para a liberação do hormônio do crescimento.
Você gosta de ver seu filho feliz, correto? Mas para criança ser ativa e alegre, ela precisa rigorosamente de boas horas de sono. E o colchão pode influenciar para esse resultado. Cada fase de crescimento requer um colchão específico. Saiba mais clicando no link.
Estimular sonecas durante o dia também colaboram para que a criança não fique extremamente exausta e por consequência acabem ficando agitadas e bravas.
Mas lembre-se, são coxilos curtos. Dormir durante o dia é importante para crianças até os 6 anos de idade.
Depois dessa idade pode haver o abandono das sonecas, mas elas continuam úteis, pois repõem ATP, a energia necessária para os neurônios funcionarem. Principalmente, a área do cérebro que mantém a atenção. Tendo mais atenção, seu filho memorizará as novidades aprendidas ao longo do dia.
Tenha hábitos para reforçar a hora de ir à cama:
A rotina antes de dormir auxilia a criança a relaxar e a ter uma boa noite de sono.
Procure deixar o quarto do pequeno agradável e convidativo para este momento.
Diminua a intensidade das luzes, isto ajuda o pequeno a associar o sono com a hora de dormir, aumentando a liberação de melatonina, chamado hormônio do sono.
Este hormônio auxilia no crescimento, na aprendizagem e a melhora do humor dos pequenos.
Lembre-se Distanciamento social não é isolamento
Não é porque você está confinada em casa que você vai cortar relações com o mundo. O isolamento é físico, nunca emocional. Mantenha-se conectada com quem te faz bem, libere as crianças para conversar com o coleguinha, com a profe, com os avós, isso é muito importante para manter o psicológico dos pequenos.
Relaxe, tudo isso é passageiro e todas as fases passam, inclusive essa.