Na hora de comprar um colchão, entre as diversas opções disponíveis no mercado, é preciso considerar o tamanho do colchão e a indicação para cada biótipo físico. Para escolher o colchão ideal, a pessoa precisa levar em conta o seu peso, a qualidade do produto e, principalmente, seu gosto pessoal. Na loja, a dica é deitar para verificar se sente confortável, só sentar no colchão não adianta.
Entre os modelos à venda, apesar de algumas variações, a maioria se divide em dois grupos principais: de espuma ou de mola. Os primeiros são os modelos mais tradicionais nestes, quanto maior a densidade, maior a firmeza e a capacidade de peso que podem suportar. O colchão de densidade D33, por exemplo, consegue suportar até 33 quilos por metro cúbico, sendo indicado para pessoas com até 90 quilos em média.
Já os de molas, a mola miracoil (mais firmes e resistentes), são produzidos com molas de aço e também apresentam indicação de acordo com o peso corporal de cada pessoa. A mola Miracoil é indicada para até 150 quilos por pessoa.
Ainda em relação ao peso, se o colchão for para um casal, o tipo físico de ambos precisa ser levado em consideração, pois se o colchão não for adequado e se houver uma grande diferença de peso entre os dois, pode haver desconforto para dormir.
Os colchões macios e extra macios, depende mais do gosto pessoal, são colchões que afundam mais.
Embora todos os colchões de mola são mais macios que os colchões de pura espuma.